segunda-feira, 22 de junho de 2020

Cursos de Lettering

Por Patrícia Kelly em 03:00
Exemplo de Letra Lettering Revista Capricho

Ano passado publiquei um conteúdo neste blog sobre Bullet Jornal que são letras parecidas a utilizada no título do New York Times, na época estavam sendo muito divulgadas na internet e a sugestão era usar a criatividade para criar títulos diferentes nos trabalhos escolares, quem gostou deste conteúdo também vai adorar saber que existem cursos para criar letras de diversa formas que estão super na moda e melhor ainda é possível empreender ou encontrar trabalho utilizando o que você vai aprender!

Se você adora fazer capas de trabalho com letras bem elaboradas, a primeira coisa que tem que saber é que deve fazer um curso de caligrafia, os cursos de caligrafia são muitos e na atualidade os tipos de letras utilizados também são diversos, um curso que se tem falado muito é o de Lettering, que é um tipo de letra floral, a Plataforma de Cursos Faber- Castell oferece combo de três cursos de Lettering Básico, Intermediário e Avançado no valor de R$130,00 (cento e trinta reais). 

Existem também cursos de caligrafia na internet, ao buscar o curso é comum encontrar palavras em inglês para definir o tipo de letra utilizado como Bullet Jornal e Lettering, o Letering é um tipo de letra inclinado, no módulo básico do curso é ensinado todo o alfabeto, este tipo de letra também é conhecido por ser uma letra que se mistura com flores, os desenhos das flores geralmente é deixado para o módulo avançado que é o último. 


Qual o mercado de trabalho para quem faz um curso de caligrafia? 

O mercado de trabalho para quem faz um curso de caligrafia é bastante acessível, principalmente o de festas e criação de convites, as letras aprendidas como Lettering e Bullet Point podem ser utilizadas na criação de convites de casamento, festa de quinze anos e etiquetas de lembrancinhas. 

O profissional que trabalha com caligrafia pode atuar de maneira independente em casa prestando serviços para uma gráfica na criação de diversos materiais, ou montar seu próprio negócio para criar lembrancinhas e convites para festas e eventos. 


Qual o material utilizado na caligrafia criativa? 

O material utilizado na caligrafia criativa ainda pode ser uma caneta tinteiro e papel, muitos cursos e vídeos na internet ainda dão dicas de como utilizar este tipo de material, o material feito a mão com papel e caneta tinteiro tem sido valorizado no trabalho com artesanato, e criação de cartões para ocasiões especiais. 

A técnica utilizada basicamente é a mesma em todos os cursos, por exemplo na escrita Lettering o objetivo é ensinar a inclinação da letra para que fique bem charmosa, os cursos também ensinam como utilizar o material digital que consiste em uma prancheta de desenho e caneta digitalizada.

Para criar peças digitalizadas também pode ser utilizadas caneta S-Pen que são adquiridas junto com o tablet, este tipo de material é muito fácil de ser encontrado, e simples de ser utilizado, por exemplo em um convite de casamento será necessário escrever o nome de cada convidado, depois é necessário imprimir o conteúdo em um material criativo e modelo escolhido pelo cliente. 


Qual a diferença de Design Think e Caligrafia Criativa?

O Design Think que citei no texto sobre Bullet Jornal são apontamentos que podem ser utilizado em agendas ou na criação de cartazes, o trabalho com Design Think consiste em desenhar chamadas para atividades que devem ser realizadas, também são flechas e outros conteúdos relacionados a organização de eventos. 

O profissional de Design Think encontra trabalho principalmente em agências de publicidade e propaganda, porém tanto o Design Think quanto o profissional de caligrafia podem realizar atividades como ilustrador e na criação de imagens, blackboard e outros conteúdos para internet, oferecendo trabalho freelance, profissional ou empreendendo em seu próprio negócio. 

O material utilizado para as duas atividades serem digitalizada é o mesmo utilizado no desenho uma prancheta, caneta digitalizadora ou tablet que vem com a caneta, existem muitos cursos oferecidos por um bom preço e até mesmo gratuitos na internet. 


Veja Artigo Bullet Jornal e Design Think do
 Blogspot Mensagens e Scrapbooks 👇


domingo, 21 de junho de 2020

O que são Glifos| Deixando Impressões e Recadinhos nos Trabalhos Manuais

Por Patrícia Kelly em 13:44






Estes dias escrevi sobre cursos de caligrafia, e por isso voltei a pensar em adquirir uma prancheta para desenho que pode ser útil na confecção de cartões de casamentos e outros trabalhos que necessitem de escrever a mão.

Ai pesquisa vai e pesquisa vem, encontrei este vídeo falando sobre glifos, pensei tenho que por no blog pras pessoas não se confundir, afinal se a pessoa está pensando naquele rabinho especial que tem as letras escritas a mão existe muitas fontes que permitem fazer o rabinho sem precisar da prancheta e caneta magnética, esta é uma opção para o trabalho.

O conteúdo sobre curso de caligrafia será publicado as três da manhã desta segunda feira, então deve estar logo em cima desta página na home do blog, clicando no cabeçalho ou logotipo escrito Scrap e Mensagens dá pra ver a postagem.


Vídeo Silhouette

Assistindo ao vídeo, e esta é uma sugestão bem legal, você vai aprender a baixar a fonte e buscar o Glifo, ou seja o rabinho que deseja para o trabalho ou arte, por exemplo em outros modelos de fontes que utilizamos no word visualizamos apenas o nome da fonte e o formato que tem, que é uma opção.

Com fontes e Glifos é possível escolher qual rabinho ou inclinação será utilizado no seu trabalho, e baixar a fonte , clicar na caixa de glifos, vai aparecer opções de finalização da fonte, os glifos ou opções de inclinação para cada letra.


Software ou Programação Para Glifos

Os Software ou Programação para os Glifos podem ser várias, mas são recomendados dois na maioria dos vídeos por sere utilizados em artes gráficas e trabalhos artesanais, fiz um curso técnico de desenho quando estava no ensino médio, na formação concomitante, utilizava o Corel Draw, alguns vídeos sobre Glifos também sugerem Corel Draw para realização do trabalho.

Atualmente estou trabalhando com ideias para caixas de bom bom e caixinhas personalizadas de aniversário, para fazer estas caixinhas o Software recomendado é o Silhouette Studio, tenho uma versão gratuita no meu computador, que pode ser baixada no site da Silhouette, para obter as fontes com Glifos é necessário comprar a fonte.


Silhouette Grátis 

Gosto muito da Silhouette, também assisti alguns vídeos com trabalhos da Mint, onde podem ser realizada aplicação de Glitter, é a laminadora da Silhouette, para fazer trabalhos com Silhouette Studio não é preciso pagar pelo software, existe um modelo gratuito que pode ser utilizado, além disso no Facebook são encontradas dezenas de comunidades de troca de arquivos para diversos trabalhos, uma destas comunidades é para pessoas que não possuem a impressora mas tem o software instalado no computador ou utiliza celular, a comunidade tem o nome de Tesouretes, e permite a troca de arquivos grátis.

No modelo gratuito da Silhouette não existe a possibilidade de utilização dos Glifos, porém é disponibilizado fontes bem legais como a da Moranguinho e opção de escrever vertical e elipse nos trabalhos e artes realizados, a escrita em elipse é muito utilizada em caixinhas personalizadas e criação de logotipos, vale a pena baixar para conhecer.