quarta-feira, 15 de agosto de 2018

História do Scrapbook

O que é Scrapbooking?

Scrap em inglês significa sobras, recortes, restos ou recados e book livros, a arte de criar álbuns de fotografias com recortes de papel e outras coisas é uma tradição da regão de Mórmon nos Estados Unidos da América , lá o scrapbook já existe a mais de 100 anos.

Fonte Pinterest, Papel Scrapbook Londres


Onde surgiu o scrapbook?

O scrapbook surgiu na Europa, Inglaterra e Alemanha principalmente, havia o costume de registrar os fatos através de diários, jornais e revistas, isso foi passando de geração para geração, cada geração teve um modo especia de registrar fatos, poema e impressos de musicais e teatros somados a fotografias em álbuns de fotografia que mais pareciam com diários.

A rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX deixava um álbum de scrapbooking criado por ela para ser visto e exposto no Palácio Real , uma diário com fotos da família.


História do Scrapbook

No Brasil a arte de fazer scrap está cada vez mais sendo difundida com a criação de material especial para as composições em álbuns de família mas desde o descobrimento o registro em diário de acontecimentos históricos fizeram parte do cotidiano, visto a Carta de Pero Vaz de Caminha que anunciou a descoberta do Brasil e o Diário de Pedro Álvares Cabral, neste período era comum colocar lembranças de artefatos da viagem nos diários, folhas e colares indígenas, também era comum desenhar, os grandes escritores também eram grandes ilustradores de suas histórias.

Os estudiosos afirmam que a arte de fazer scrapboock sem dúvida foi criada na Inglaterra, se popularizando com o livro de scraps da rainha Vitória. No ano de 1826 um livro chamado Manuscrito Gleanings foi elaborado e publicado por John Poole, era um livro repleto de poemas impressos e gravuras que ensinava as pessoas como coletar pedaços e o que fazer com as sobras de papel.