terça-feira, 27 de julho de 2021

Nota da Abordagem do Tema

 

No artigo anterior falamos sobre a Abordagem do Tema que compreende a Competência II e III da prova de avaliação da redação ENEM 2021, neste artigo tentaremos explicar melhor a avaliação e as notas atribuídas que são colocados em níveis de aprendizagem sobre o repertório Competência III: 

Nível 1: As redações avaliadas no Nível I são tangentes ao tema, ou seja não possui uma abordagem completa do tema por exemplo na redação ENEM 2021 o tema era "O Estigma da Deficiência Mental na Sociedade Brasileira", uma abordagem completa do tema deveria conter três palavras dentro do contexto da redação: 

*Deficiência Mental

*Sociedade Brasileira + Deficiência Mental

*Estigma ou Preconceito 

Já as redações classificadas no nível I como aglomerado de palavras, são aquelas onde claramente o participante demonstra falta de fluência verbal. 


Nível 2: Partes do Texto Embrionária, Conclusões Finalizadas Com Frases Incompletas, Muitos dos Trechos de Cópias do Textos Motivadores. 

Sobre o Nível II podemos dizer também sobre o repertório do aluno, o nível II pode ser compreendido como Nota II, neste nível são classificados as provas que contém trechos de cópias do textos motivadores e que não foram zerada porque possuem mais de 7 (sete) linhas de autoria do candidato, são exemplos provas com conclusão de autoria do candidato mas com trechos de cópias presente na introdução e desenvolvimento. 

Quanto ao conteúdo partes de textos embrionárias e frases incompletas corresponde a duas situações, na primeira o candidato demonstra falta de fluência na linguagem escrita e orientação dos parágrafos e em segundo caso e que mais ocorre dentro do contexto da redação do ENEM é a falta de repertório, desta maneira o candidato recorre a trechos de cópia ou frases incompletas e inconclusas. 


Nível 3: Neste Nível são classificados dois tipos de redação aquelas onde o repertório não é legitimado e o aluno fala sobre um determinado conteúdo sem citar autores e conceitos e no outro contexto é classificado os repertórios legitimados mas não pertencente ao tema, onde o aluno demonstra domínio de um conteúdo mas se estende muito em determinado conceito que não tem relação com o tema. 

Neste nível também podem ser classificadas excelentes redações onde falta a abordagem de uma das palavras chaves do tema por exemplo " O Estigma da Deficiência Mental na Sociedade Brasileira", o aluno cita autores e tem conhecimento sobre o conteúdo da deficiência mental, porém não relaciona o conteúdo com a Sociedade Brasileira ou om Estigma. 


Nível 4: Textos que apresentam abordagem completa do tema, três partes do texto dissertativo e argumentativo repertório legitimado, pertinente ao tema mas sem uso produtivo. 

Repertório Sem Uso Produtivo 


Nível 5 : Esta é a nota máxima. Uma excelente redação onde o candidato apresenta uso produtivo do repertório, tem conhecimento do tema e da proposta, cita autores e conteúdos relevantes para a redação. 


Para entender melhor a avaliação do repertório da Competência II "Abordagem do Tema", o curso de avaliadores do ENEM oferece um roteiro, criei uma arte para este roteiro que pode ser observada pelo candidato que vai prestar a prova, a fim de auxiliar no entendimento da escrita da Redação ENEM: