segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Livros Artesanais

 E eu aproveitei a minha própria publicação " Os Sonhos de Yuri" e fiz um livro artesanal, pensando nisso gostaria de dize que meus livros da coleção "Natureza e Fantasia" são os melhores para fazer livros artesanais ou livros de bruxos. 

Livro Artesanais

Livro de Bruxo 

Livros Feitos a Mão

Seja qual for o nome estes livros são sucessos entre crianças e adultos, isso porque vc pode pegar um arquivo de computador e imprimir com poesias ou outro conteúdo, junto com as figuras de um papel de scrapbook fica bem legal , pode ser guardado em caixa de madeira como lembrança ou pra arquivo de fotos da família. 

Comecei com meu sobrinho, gastei um dinheiro mas até que ficou legal! Quem quiser pode comprar o livro lá site "Clube de Autores". Eu estou deixando os recortes para manualidades na última página do livro "Os Sonhos de Yuri"


Compre o Livro, Clique Aqui!


Na verdade eu tinha como objetivo fazer um livro artesanal que quem sabe com código de barra poderia ser vendido, mas resolvi iniciar com o meu sobrinho e fazer o primeiro, foi o livro mais legal que ele teve na vida, ficou grande, deu trabalho ! Mas ele amou 😍💪

Eu já fiz uns quatro, doidinha mesmo eu comprei muito material. Veja, lista de material que eu utilizei. 

1 Bloco de Papel Color Set A3 /30 papeis coloridos (sobrou papel)

1 Folha de Color Set Preta mais ou menos no tamanho A2

1 Bloco de Papel Canson A4 Com Textura e Gramatura Fina

1 Bloco de Papel Para Lettering Branco A4

1 Pacote de Estrelinas

Papel pardo

Impressora 


Livro de Bruxo Para crianças 




Para fazer o do meu sobrinho eu utilizei na capa 3 (três) papeis color set, ou é só cortar no tamanho A3 ou ao meio o papel color set ou cartolina preta, o tamanho A3 são dois do A4 que é do tamanho de uma sulfite comum ou página de caderno universitário. 

Por isso é possível dobrar o papel A3 para fazer a capa, depois com a outra folha também A3 eu fiz uma caixa cortando ao meio fiz a parte de dentro da caixa, depois fiz uma tampa para a caixa , e então colei a parte de dentro na capa do livro e na tampa eu desenhei no centro uma janelinha , recortei a janelinha e coloque a tampa na caixa. 

Com uma fita de prender relógio na parede eu colei o personagem principal do livro , na base da caixa eu colei o bonsai, e depois o Yuri, na tampa da caixa recortei as flores de uma ilustração impressa do livro digital e colei no lado da tampa, colei também estrelinhas na tampa e colei a tampa na caixa. Pronto o resultado está ai em cima na foto!

Fazendo o livro manual tive a ideia de fazer três D uma das página, com a ilustração da Festa da fruta, ai foi só recortar os personagens e deixar uma base para colar no papel, a mesa deve ficar no centro por isso depois de recortar a mesa eu fiz um cortezinho com a tesoura bem em cima da parte onde a página seria dobrada, a figura deve subir quando a página for aberta , dá pra ver também na foto. 


Páginas do Livro Infantil - Livro de Bruxo





Para fazer as páginas do livro infantil eu dobrei cada folha branca no tamanho A3 para ficar A4, utilizei um grampeador de brochuras, então com as folhas dobradas eu colei textos e figuras impressas no sulfite, para incrementar eu também colei folhas coloridas no fundo do textos, e destaquei páginas que iniciavam capítulos diferentes. O resultado está na foto. 
 
Também utilizei papel craft ou pardo que tinha em casa, pode ser utilizados papeis de scrap com flores para ilustrar poesias, neste caso o grampo vai no meio porque as folhas foram dobradas, mas o gasto é maior já que é necessário uma folha de base para colar ilustração e texto. 



Livros Artesanais





Para fazer os livros artesanais eu utilizei a folha de canson , com uma gramatura mais fina e texturizada, apesar de estar escrito canson no bloco eu achei ela muito parecida com as folhas de papel tela, o resultado saiu melhor do que eu esperei. 

Além da descoberta da folha de papel canson com textura de papel tela, também descobri que dependendo do local do grampo ele pode aparecer, ou seja desta vez eu imprimi quatro folhas em uma folha de sulfite o que ficou em um tamanho A5 metade do A4, seguindo orientações da internet coloquei pouca cola e colei frente e verso da páginas. 

Imprimir 4 folhas em uma única folha de sulfite 
Recortar cada uma das impressões 
Colar Frente e Verso das páginas 
Grampear na Sequência 
Atenção ao índice que deve ter verso em branco 

Depois grampeei as páginas na capa dobrada , escolho color set preto, como não tenho impressora que imprime frente e verso o grampo ficou aparecendo, por isso tive que colocar esta faixinha de papel pardo para tampar os grampos que são horrorosos, recortei a figura do personagem principal e pronto o livro fica fofinha e as páginas são delicadas com papel tela.