Na competência II será avaliado os textos tangentes ao tema ou não são considerados textos tangentes ao tema aqueles que não possuem abordagem completa do tema, como já foi explicado no artigo anterior os textos que não utilizam o contexto da completo da temática é considerado tangente ao tema.
Na redação ENEM 2019 o tema era Cinema no Brasil, mas o texto explicativo do tema trazia uma temática completa onde deveria ser abordado o cinema em um contexto sócio cultural e de tecnologia, desta maneira uma boa redação deveria ter conter a palavra Cinema + Brasil + Sociedade e Cultura.
Para avaliar se um texto é tangente ao tema são considerados frases embrionárias, repertório legitimado e pertinente ao tema, traços de outro tipo textual que não seja o redação dissertação.
Frases Embrionárias
As frases embrionárias são aquelas com pouquíssima palavra que notadamente não consegue completar uma ideia, ou em outro contexto de pouco domínio da língua escrita ou do repertório.
Além das frases embrionárias os candidatos costumam recorrer a muitos trechos de cópias esta situação coloca a redação do candidato em um nível 2 ou 3, dependendo da avaliação da banca examinadora.
Traços constantes de Outro Tipo Textual
Uma redação com Traços Constantes de Outro Tipo Textual deve ser colocada no nível 2 ou nota 1, o texto apresentado na redação ENEM deve ser o Dissertativa, é comum o candidato fazer uma narração durante todo o percurso da prova e somente fazer no último parágrafo uma conclusão.
A narração dentro do contexto dissertativo deve ser cuidadosa, para não errar aconselha-se não utilizar exemplos como "eu tenho um amigo que é deficiente e na escola todos respeitam meu amigo", até aqui tudo bem a narrativa, o problema é continuar a história como no trecho a seguir: " Meu amigo passou por muitas dificuldades antes de entrar na escola, ele frequentou vários colégios... a mãe dele... muitos trechos da narrativa pode descaracterizar a redação dissertativa e levar alguns bons pontos do candidato.
Repertório Legitimado e Pertinente ao Tema
A avaliação do repertório é feita na competência III, porém na II ela deve ser vista como repertório pertinente ou não ao tema, desta maneira é feita a avaliação da tangência ao tema, uma avaliação que apenas conta a história do cinema, pouco tem a ver com o tema proposto que é o Cinema no Brasil.
A prova ENEM permite uso de repertório como conhecimento prévio do candidato em um contexto cultural de ideias, desta maneira prevê que o tema é algo popular e conhecido de todos, porém existem autores com abordagem do conteúdo do tema que desenvolveram teorias consideradas legitimas para o uso na prova ENEM, desta maneira ao utilizar de autor e teoria o avaliador deverá considerar se a proposta é válida (pertinente) ao tema ou apenas especulação.
Exemplo: Edgar Morim é um nome que pode ser utilizado dentro do contexto de Direitos Humanos, ele diz sobre as comunidades planetárias, e também sobre o direito de todos dentro de uma sociedade que envolve todos os continentes, desta maneira saberes da ciência, saúde e educação deve ser compartilhado dentro do contexto planetário, bem como é necessário o compartilhamento de ideias entre cientistas e comunidade planetária.
Na sua obra mais popula "Os Sete Saberes da Educação" fala sobre um contexto de globalização e educação, que envolve os saberes da ciência que deve ser compartilhado por todos, bem como as responsabilidades dos cidadão para com o planeta, meio ambiente e preservação da natureza.