Vire e mexe escuto alguém dizer por que não existe mais curso de ensino médio para ser professor, eu mesma quando cursava o ensino médio estudava em uma escola onde o antigo magistério que era um curso de ensino médio para ser professor, fazia parte da oferta de cursos do ensino médio, mas já naquela época a LDB e Parâmetros Curriculares Nacionais dizia que para exercer a atividade de magistério era necessário o ensino superior.
Ainda hoje quando falo sobre o assunto os jovens dizem deveria voltar a ser assim, porque imaginam que ser professora é uma profissão com boa remuneração, mas afinal porque não existe curso de ensino médio para ser professor?
O principal motivo pelo qual não existe um curso de Ensino Médio para ser professor é a definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais que prevê que a atividade de professor principalmente a de professor da Educação Infantil deve contemplar diversos saberes incluindo a pedagogia, que torna-se a ciência da aprendizagem e educação, sobre esta perspectiva e também a da evolução das tecnologias e sociedade da informação cada vez mais o professor deve ser melhor preparado para trabalhar com crianças, a obrigatoriedade do curso superior tem como objetivo o acesso de educação de qualidade para todos.
Quem quer ensinar gosta de aprender
Certa vez disse para minha prima assim: - Bom se o professor quer ensinar deve gostar bastante de aprender então vai gostar de fazer uma faculdade! Qual o problema de ter que estudar mais três ou quatro anos para poder ensinar? rsrsrs.
Ela concordou comigo, afinal também é professora, mas não é só isso, hoje parei um pouco para pensar no contexto em que envolveu esta decisão, lá na década de 90 (noventa), e no texto da LDB também que fala sobre educação de qualidade para um novo mundo, resolvi escrever este texto, afinal pessoal que vai fazer o ENEM 2021 deve está pensando em uma profissão, que pode ser o ensino técnico ou uma faculdade.
É necessário compreender então todo o contexto histórico que envolve esta decisão, e saber que falta muito para que as expectativas dos Parâmetros Curriculares Nacionais sejam alcançadas no Brasil em especial as novas tecnologias.
Sociedade da Informação
A sociedade da informação constitui o período da criação dos computadores e acesso a todos para que o futuro seja uma realidade, o acesso a informação é muito mais fácil por meio das novas tecnologias, desta maneira um analfabeto por exemplo ele não é desconhecedor das letras ou da informação, muitas vezes o analfabeto já teve acesso a uma revista, televisão, máquina que opera durante o trabalho, desta maneira conhece algumas palavras e é capaz de desenvolver uma opinião sobre fatos da atualidade.
Sobre esta afirmativa podemos dizer que a informação hoje é muito mais acessível, além disso os conteúdos são muitos, podemos ser analfabetos da informática ou de um sistema desconhecido, desta maneira o professor para ter acesso a todos os saberes já consolidados das ciências que envolvem a aprendizagem tem o dever de concluir a educação superior de qualidade.
Não só o professor mas todo profissional na Sociedade da Informação está em uma constante transformação dos saberes, desta maneira a Sociedade da Informação requer múltiplos saberes para exercício de qualquer atividade.
Ensino Técnico e Magistério
Os cursos de Nível Técnico ainda ofertados no Brasil são aqueles criados para atender a demanda necessária da criação de novas tecnologias, podemos citar como exemplo os cursos técnicos de informática criados para atender a necessidade de conserto dos computadores, integração de redes e outros.
Os Cursos Técnicos tem grande aderência ao mercado de trabalho, são criados por instituições que tem compromisso com a profissionalização dos brasileiros, são oferecidos em um ano e meio ou dois anos, além de cursos da área de mecânica e informática, existem cursos técnicos de design, enfermagem, fotografia e teatro.
Já o Magistério no Brasil ganha uma nova nomenclatura que é a de Magistério do Nível Superior, oferecidas por algumas instituições que já tinham o curso de magistério de Nível Médio e ao se tornarem universidade passam a oferecer o Curso de Magistério do Nível Superior ou Curso Normal Superior, que também era destinado a professores com formação de Ensino Médio, o Curso Normal Superior tem maior ênfase na gramática e conteúdos do Ensino Fundamental, outro curso que habilita para profissionalização do professor do Ensino Fundamental é o de Pedagogia que tem maior ênfase nos aspectos que envolve a aprendizagem da criança, contemplando conteúdos que podem oferecer dificuldades para o indivíduo em fase de alfabetização.
Conclusão do Artigo
Muitas escolas do estado tem salas que ofertavam vagas para professores de formação do Ensino Médio em Magistério, na minha opinião ao fazer a transição para as novas necessidades educacionais o estado deveria ter transformado as instituições de Ensino Médio em Instituições de Educação Superior do Estado ofertando o Curso de Magistério do Nível Superior.
Para atender as duas demanda de Ensino Médio e Ensino Superior o estado poderia ter utilizado os períodos ofertando vagas no período noturno para a Educação Superior do Curso de Magistério de Nível Superior, o que aconteceu é que somente as universidades particulares oferecem curso Normal Superior, e as classes mais populares ficam de fora da oferta do curso.
O PROUNI conseguiu melhorar a oferta de Cursos de Licenciatura para incluir professores de nível superior no Ensino Fundamental II e Médio, porém parece que ser professor é o sonho de muitos brasileiros e brasileiras já que os cursos de formação para séries iniciais são os mais procurados por bolsistas do Programa Nacional Universidade Para Todos.