domingo, 5 de setembro de 2021

Caixa Lúdica- Trabalho de Conclusão de Curso


Pra quem ainda não sabe este ano ingressei no curso de pós- graduação em psicopedagogia, mas não consegui me decidi qual curso fazer, minha história começa com uma escolha que é a da área de humanas e artes mais voltada para artes plásticas  estávamos nos anos 90 artes visuais, comunicação e artes gráficas, fiz curso de bacharel em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda porque além de aulas como mercadologia, língua portuguesa e outras eu também teria aulas de computação gráfica, o artesanato eu conheci por meio da minha mãe e da pri.fest, que é minha irmã mais nova que não gostava de estudar mas se deu muito bem fazendo trufas para vender, devo reconhecer que além disso ela tem um grande espírito empreendedor. 


Bom por que falar disso quando deveria estar contando sobre meu tcc, enfim além de comunicação também fiz o curso de licenciatura de letras e pedagogia para licenciados e bachareis, desta maneira me tornei professora, mas atualmente eu escrevo para blogs da internet. Me ligaram aqui em casa para fazer uma pós-graduação e eu não consegui me decidir então resolvi fazer as duas, o valor da mensalidade esta muito bom e eu gostei, estou cursando psicopedagogia e arteterapia porque eu gosto tanto da área de educação quanto de artes, e adivinha no curso de arteterapia tem aula de arte educador e desta maneira agora também sou habilitada para trabalhar como professora de artes e educação artísticas. 


Continue Lendo este artigo e aprenda fazer uma Caixa Lúdica!


Foto da Caixa Lúdica

Foto da Caixa Lúdica


Meu trabalho de Conclusão de Curso 

Mas, este post é pra falar do Trabalho de Conclusão de Curso de Psicopedagogia (Pós-Graduação), pra quem ainda não sabe  na graduação e pós graduação é preciso fazer um Trabalho de Coclusão de Curso em um texto dissertativo parecido com a dissertação do ENEM mas com maior número de palavras, para confecção do TCC é necessário seguir as orientações da ABNT sobre trabalhos acadêmicos, o trabalho pode ser um artigo ou trabalho com capa. 


Optei por fazer um bom trabalho, mas desde o começo do ano eu estou pensando no que poderia ser feito, bom como fizemos uma limpeza no estoque aqui do buffet, encontrei algumas coisas onde eu poderia fazer uma caixa lúdica, desde que a Milena minha melhor amiga que namorou meu irmão se formou em pedagogia eu já tinha pensado nesta bolsa para colocar os objetos de uma caixa lúdica, customizando, desse jeitinho, no início do ano fiz uma pesquisa e encontrei as flores de papel no blog psique eay, devo fazer outro post e ver se encontro o arquivo com as flores, duas caixas de papelão formaram o tipo de um biombo, encontrei guache também que tinha em casa, e papeis de fazer pipa do meu irmão, e também EVA da Pri que tinha sido utilizado nas lembrancinhas. Veja , o início do trabalho: 

 
Estas são as letrinhas nas flores o jogo constitui de flores com letras maiúsculas e a abelhinha que são as letras minusculas que pousam sobre as flores



Parte da Frente da Caixa Lúdica Forrada Com EVA , 
aqui o papelão ainda está aparente.


Parte de Trás da Caixa Lúdica- Forrada Com Papel de Pipa


Pra começar a escrever o TCC eu relacionei cada brinquedo criado ou adquirido a uma das inteligências múltiplas, desta maneira eu poderia fazer uma análise de cada aspecto cognitivo da criança, utilizando o conceito de Gardner (psicólogo cognitivo da Universidade de Harvard) as iteligências múltiplas são sete: Natural, Cinestésica, Espacial, Escrita, Matemática, Musical , Itrapessoal ou Itrapessoal, considerando a Intrapessoal e Interpessoa inteligências que podem ser identificadas com relacionamentos pessoal e inerentes a personalidade da criança, eu utilizei apenas as seis inteligências como opção de escolha de brinquedos: Natural, Cinestésica, Espacial, Escrita, Matemática e Musical que estão representadas nos brinquedos escolhidos pela criança. 


Desta maneira busco compreender quais são os interesses da criança, com a confecção da Caixa Lúdica também muitos outros trabalhos surgiram que podem ser utilizados no atendimento do psicopedagogo como a Torre de Hanói e o Supermarket que é um supermercado, sobre estes dois brinquedos devo falar em novas postagens como confeccionei. 


Comprei um jogo educativo e pedagógico, não paguei muito por ele foi adquirido em uma loja de produtos populares aqui do meu bairro, o valor foi de R$50,00 (cinquenta reais), neste jogo tinha uma pequena torre de Hanói com argolas grandes e pequenas que se encaixavam formando o corpo de um ursinho, também tinha copos pequenos e grandes que formavam uma torre e podem ser utilizados como material de teste piagetiano e em atividades de medir a quantia. 


Muita coisa eu peguei de brinquedos antigos meus e dos meus sobrinhos, os ursinhos eu achei importante colocar porque além de expressar afetividade eles podem remeter a um aspecto de interesse da criança por animais que corresponde a inteligência natural. 


Veja, outras postagens do Blog Para Saber Mais Sobre a Caixa Lúdica!
Utilize o Marcador "caixa lúdica".