quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Constelação Familiar - Constelar

 


Fonte da Imagem : www.iperoxo.com


    No mês passado fui surpreendida pela minha tia com a pergunta se gostaria de constelar, eu não sabia muito bem o que era, mas disse que sim, ela disse que estava fazendo um curso e eu achei legal, mas ai ela falou que tinha bonecas fiquei pensando em algo parecido com vudu mas não era nada disso constelar é um jeito de colocar em um cenário todos os personagens que fazem parte do seu circulo familiar ou do trabalho, desta maneira a pessoa é convidada a buscar alternativas e memórias que pode ser causadoras de suas aflições, com a ajuda de um terapeuta ou psicólogo que conversa com o cliente. 
    
    Na conversa que eu tive com a minha tia eu entendi um pouco sobre constelação, na verdade eu achava que era meio chato ficar falando sobre os acontecimentos e pronto, mas ai a minha mãe fez uma sessão com uma terapeuta que está acompanhando ela, e eu achei bem legal, ela me mostrou os bonequinhos, achei interessante o meu bonequinho que ao lado tinha um outro que mostrava os meus sentimentos, que fica do meu lado e é muito fofo podia até ser eu mesma mas eu sou meio parecida com o futuro, eu mesma ainda não fiz uma sessão de constelação, mas é agente na constelação, desta maneira prestamos mais atenção aos nossos sentimentos, não sei se todas as constelações são assim. 

 Eu disse a minha tia que ia publicar no blog algo sobre o assunto, e estou fazendo espero que ela curta, os bonequinhos que encontrei pra ilustrar o artigo são de madeira, mas também tem bonequinho muito fofo de bisqui, além dos bonequinhos também são utilizadas pessoas de verdade que formam circuitos de arteterapia, as pessoas são colocadas no lugar dos personagens da nossa família e desta maneira encenam fatos do cotidiano. 

    Os bonequinhos ou pessoas são tipo uma encenação dos acontecimentos e das energias psiquicas que estão presente dentro daquele circulo familiar, eles materializam sentimentos e coisas do inconsciente trazendo para o consciente , desta maneira é possível pensar em algo para solucionar os problemas que nos afligem.