domingo, 12 de setembro de 2021

Copos Piagetianos- Caixa Lúdica

 



Semana passada comecei a escrever os artigos sobre minha "Caixa Lúdica" como eu disse eu estava em dúvida relacionada a minha pós-graduação já que tenho interesse tanto pela atuação como arteterapeuta quanto por educação que envolve a área de psicopedagogia, na dúvida escolhi as duas. No TCC de psicopedagogia vou falar um pouco sobre a profissão que é o psicopedagogo e a carreira clínica, mas já havia começado um estudo relacionado aos brinquedos de uma caixa lúdica que estava criando, este estudo tem a ver com Gardner psicólogo cognitivo que definiu sete tipos de inteligências: lógica matemática, linguagens, cinestésica, espacial, natural, musical e artes e a sétima que pode ser interpessoal ou intrapessoal. 


Neste post do bloguinho vamos falar dos copos Piagetianos que estão presentes em Caixas Lúdicas que podem ser adquiridas na internet, feitas com madeira e outros materiais resistentes custam em torno de R$100,00 (cem reais) a avaliação utilizando copos de diferentes tamanhos foi criado como um teste de percepção lógica matemática de Piaget, os copos Piagetianos Vendidos na Internet são feitos de material resistente polipropileno que é um tipo de acrílico transparente que não quebra. 


Eu adquiri um jogo com os copos de diferentes tamanhos, uma mini torre de Hanói e também brinquedos de encaixar, custou R$50,00 (cinquenta reais), os copos do meu jogo são feitos de plásticos e coloridos, não são transparentes, mas cabem um dentro do outro de acordo com a orientação de utilização também dá pra fazer uma torre colocando um sobre o outro fica bem legal!


O psicopedagogo pode utilizar os copos observando a interação da criança com a lógica e as medidas, enchendo o primeiro copo verde de água (175 ml) eu posso encher o copo laranja e o copo vermelho , que tem respectivamente 100 ml e 75 ml. A quantidade de água do copo vermelho enche o copo azul e amarelo que tem respectivamente 50 ml e 25 ml, utilizei também um copo medidor que não está na foto para saber a quantidade de água que estava sendo colocada. 


Brincando com o copo a criança aprende noções de medidas em litros, o orientador pode pedir que faça orientação ou responda questões como qual a quantidade de água de cada copo, apenas observando a quantidade colocada no copo vermelho e a possibilidade de encher os dois copos pequenos. 



Veja , Mais Conteúdos Sobre Caixa Lúdica clicando no Marcador "Caixa lúdica"!



Veja também, Artigo da Próxima Semana

 Torre de Hanói, !