domingo, 19 de setembro de 2021

Torre de Hanói

 




A minha Torre de Hanói eu construí meio que no improviso, mas acho importante ter uma "Torre de Hanói", eu mesma já fiz um teste utilizando a "Torre de Hanói", na verdade os testes psicopedagógicos não são muito utilizados no Brasil, já que a avaliação da professora pode ser muito mais precisa em relação aos transtornos da aprendizagem. Quando eu fiz o teste com a psicopedagoga eu achei bem interessante e isso também trouxe uma certa credibilidade para profissional que me atendia, já que o fato dela ter investido neste conteúdo já mostra que ela é uma pessoa interessada pelo trabalho que faz.


Durante a década de 90 (noventa) ao mesmo tempo que muitas coisas relacionadas a ciência eram descobertas a utilização de testes em psicologia e psicopedagogia caiu em desuso já que é necessário o entendimento de que os testes não são as únicas verdades e não podem resumir a capacidade de um indivíduo , considerando que são muitos os tipos de inteligências, a Torre de Hanói e outros testes é mais um brinquedo que proporciona uma avaliação de aspectos cognitivos e também ludicidade na aprendizagem que pode auxiliar a criança a absorver e aprender certos conteúdos. 


Além de ser um teste psicopedagógico a Torre de Hanói também traz uma mensagem de sabedoria milenar e paz, a Torre de Hanói é um brinquedo muito popular no Vietnã, este país que enfrentou uma grande guerra e tem como religião o budismo, uma tradicional lenda vietnamita diz que Buda pediu aos monges para construir duas estacas e 7 (sete) rodelas de ouro, desta maneira os monges deviam mover as rodelas para a outra estaca, de maneira que nunca uma rodela maior ficasse em cima de uma rodela menor, as rodelas então constituem o tempo do homem na terra. 


Como foi confeccionada a minha Torre de Hanói? 


Para fazer a minha Torre de Hanói eu utilizei as argolas de um brinquedo didático e educativo que adquiri, com palitinhos de madeira, utilizados para fazer algodão doce os de churrascos costumam ser pontudos e deve ser cortada a ponta para fazer o brinquedo,  espetei os palitinhos de madeira no isopor, o isopor que utilizei tinha a forma quadrada, mas pode ser retangular ou triangular desde que tenha uma base em que possa ser acomodados os discos ou rodelas. A minha Torre de Hanói tem apenas 4 (quatro) rodelas, as torres de Hanói podem ser de 4 (quatro), 7(sete) ou 15(quinze) discos. Veja, como ficou minha torre de Hanói: 




Como deve ser solucionado o problema da Torre de Hanói? 


Para solucionar o problema da Tore de Hanói é necessário que o cliente mova o disco menor para uma das estacas, o disco médio para outra estaca, depois novamente o disco menor para cima do disco médio, e então mova o disco azul para a estaca onde estava o disco menor, não utilizo a movimentação de bandeja onde todos os discos poderiam ser movidos para uma próxima estaca, então é necessário que o disco menor volte para cima do disco maior. 


Em cima do disco azul deve ficar o disco vermelho e então o disco menor volta para cima do disco vermelho, ficando uma estaca livre, o disco laranja na mesma estaca e a outra estaca com o disco azul sobre o disco vermelho e o verde sobre o disco azul. 


Agora mova o disco laranja para a estaca que restou, aonde estava o disco laranja coloque o disco verde, em cima do disco azul coloque o disco vermelho, coloque o disco verde em cima do laranja , agora mova o disco vermelho para a estaca vazia, coloque o verde sobre o disco vermelho, coloque o disco azul sobre o disco laranja , mova o disco verde para a estaca vazia, coloque o disco vermelho sobre o disco azul e o disco verde sobre o disco vermelho. Pronto!


Na Próxima Semana, Veja Confecção do Supermarket!